Site atualizado em agosto de 2020
Site atualizado em abril de 2023
Alexandre Miranda
HÉRNIA DE DISCO TORÁCICA
Sintomas adicionais que podem aparecer e indicam uma compressão mais importante da medula incluem fraqueza
Sintomas adicionais que podem aparecer e indicam uma compressão mais importante da medula incluem fraqueza nas pernas (paraparesia) além de alterações nas funções urinária e intestinal, sendo sinais de alerta e preocupação.
Diagnóstico
Atualmente o melhor exame para identificar uma hérnia de disco na coluna torácica é a ressonância magnética. A tomografia computadorizada pode ajudar, quando a ressonância não estiver disponível, e também é útil para identificação das estruturas ósseas.
A hérnia de disco localizada na coluna torácica é mais rara do que as que aparecem nas regiões lombar e cervical. Na maioria das vezes, uma hérnia na coluna torácica não causa problemas ou sintomas para o paciente. Dessa forma, geralmente ela é descoberta por acaso quando é feito algum exame de imagem da coluna torácica por outro motivo.
Sintomas
Quando causa sintomas eles são bastante variáveis, mas basicamente incluem dor e dormência no tórax com distribuição "em faixa", ou seja, irradia-se ao redor do peito como se fosse um cinto, ou pode irradiar para um dos lados apenas. Quando a hérnia está localizada na porção mais inferior da coluna torácica esses sintomas podem acometer até os membros inferiores.
A imagem de ressonância magnética acima mostra uma hérnia de disco torácica (seta)
Tratamento
Na maioria das vezes o tratamento é "conservador", ou seja, não envolve cirurgia. Os sintomas, e eventualmente a hérnia, têm tendência a regredir com o tempo. Quando não há melhora após algum tempo, que geralmente inclui meses, a cirurgia pode ser indicada. Quando há sinais de compressão significativa da medula como fraqueza nas pernas, a cirurgia pode ter que ser realizada em caráter de urgência pois há risco de sequela grave como paraplegia.
Continue lendo sobre hérnia de disco - clique no menu abaixo: