Site atualizado em agosto de 2020
Site atualizado em abril de 2023
Alexandre Miranda
HIDROCEFALIA
Hidrocefalia
-
A hidrocefalia é conhecida popularmente como "água na cabeça" ou "água no cérebro"
-
Dentro do nosso crânio normalmente existe um líquido, chamado de liquor. A hidrocefalia aparece quando há excesso desse líquido
-
A pessoa pode nascer com esse problema ou ele pode ocorrer ao longo da vida
-
Geralmente, a hidrocefalia é tratada com cirurgia
No nosso organismo existe um líquido que circula ao redor do cérebro e da medula espinhal, chamado liquor. Sua principal função é fornecer proteção mecânica atuando como amortecedor para o cérebro e a medula espinhal quando são atingidos
por força mecânica externa.
Outras funções importantes do liquor são fornecer proteção imunológica, transportar substâncias e nutrientes. Ele é continuamente renovado, havendo um perfeito equilíbrio na quantidade que o organismo produz e reabsorve.
No interior do cérebro, o liquor passa por algumas cavidades chamadas ventrículos. A hidrocefalia é a dilatação dos ventrículos ocasionada pelo acúmulo do liquor.
Isso geralmente acontece quando há obstrução na circulação do liquor, ou quando o organismo tem dificuldade em absorvê-lo na mesma velocidade em que é produzido.
O liquor (em azul) circula ao redor e no interior do cérebro e da medula espinhal
Tomografia de crânio normal (A) e com hidrocefalia (B)
Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) foi descrita pela primeira vez por Hakim e Adams como uma síndrome clínica caracterizada pela clássica tríade: demência, distúrbio de marcha e incontinência urinária, combinada com um aumento dos ventrículos, mas sem sinais ou sintomas de hipertensão intracraniana.
O mecanismo fisiopatológico mais aceito da Hidrocefalia de Pressão Normal é uma capacidade insuficiente de absorção de líquor (LCR), mas o exato mecanismo de desenvolvimento dos sinais e sintomas clínicos é desconhecido. Os sintomas são potencialmente reversíveis por uma derivação liquórica, desde que um diagnóstico correto tenha sido feito.